sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Temporariamente sem internet

Oie Gente !!!
Estou mudando de residencia e ficarei alguns dias sem internet, tenho algumas  novidades para postar mas vou  ter que esperar instalar a net. 
Amigas desculpe não ter respondido as mensagens de carinho e os selinhos que ganhei, logo voltarei com força total.

domingo, 8 de novembro de 2009

HOMEM DE BEM





 Atividade realizada pela Tia Luci Rose na turma primario B na evangelização do CEAE MACHADO


Homem de Bem

Prece inicial
Primeiro momento: colocar dois cartazes no quadro e explicar os títulos: Homem de Bem e Homem que busca apenas o sucesso material.

Homem: ser humano (homens, mulheres, crianças, jovens, seres humanos).

Bem: contrário a mal, virtude positiva, de acordo com o que é correto e está de acordo com as Leis de Deus.

Sucesso: resultado feliz, êxito, prestígio ou popularidade.

Material: referente a tudo aquilo que é material, transitório.

Pode-se explicar que o Homem que busca apenas o sucesso material pensa apenas naquilo que é material, nas coisas que vai comprar, no que possui de material: casa, carro, roupas; enquanto o Homem de Bem preocupa-se, primeiramente, com suas atitudes e se questiona se o que está fazendo é correto e está de acordo com as Leis de Deus.

Segundo momento: dividir a turma em grupos, conforme o número de crianças. Distribuir para cada grupo dois ou mais pedaços de papéis, com as características do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material.

Solicitar que cada grupo analise para que tipo de Homem pertence a(s) característica(s) e expliquem o que entenderam. Após a explicação, devem colar a(s) característica(s) correspondente(s) a cada um, no cartaz que deverá estar colado no quadro.

Terceiro momento: levar pronto o desenho de duas árvores, para que as crianças colem as características na árvore correspondente, formando assim um lindo e educativo cartaz..

Obs.: sugerimos a leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, Caracteres da perfeição e O Homem de Bem.

Quarto momento: encerrar explicando que:

Ser um Homem de Bem é caminho para a felicidade; o outro caminho nos distancia de Deus e leva ao sofrimento e ao vazio interior.

Homem de Bem é o que todos devem se esforçar para ser. Não é fácil, mas é possível, aos poucos, com boa-vontade, exercício das virtudes, prece e conhecimento das Leis Divinas.

Ser um Homem de Bem só depende de cada um e não dos outros, ou de Deus.

Características do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material, que deverão ser distribuídas aos evangelizandos.
É honesto e pratica a máxima: “fazer aos outros o que gostaria que fizessem a mim.” Deseja a vitória a qualquer preço. Leva vantagem pessoal sempre que possível, mesmo que prejudique os outros.

Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua parte. Esquece-se de Deus e acredita que tudo depende dele próprio, cultivando, assim, o orgulho e o egoísmo.

Coloca os bens espirituais acima dos bens materiais, pois sabe que a vida serve para a evolução intelectual, moral e espiritual. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros.

Sabe que o sofrimento e as dores da vida são oportunidades de crescimento espiritual. Revolta-se e não aceita as dificuldades. Sempre culpa Deus e os outros pelo seu sofrimento.

Faz o bem sem esperar recompensa; paga o mal com o bem. Espera recompensa pelo bem que pratica.

Pensa nos outros antes de pensar em si mesmo; encontra alegria em auxiliar o próximo e ser caridoso. Tem a tendência a ser egoísta, calculando os proveitos e perdas de cada ação generosa.

É bom para com todas as pessoas, sem distinção de raça ou crença, pois sabe que todos os seres humanos são filhos de Deus. Não respeita o próximo e ama e trata bem apenas quem age e pensa como ele.

Respeita as pessoas que têm idéias diferentes das suas. Não aceita pensamentos diferentes dos seus pensamentos.

Perdoa seu próximo. Não guarda ódio, nem rancor. Diz que perdoa, mas não esquece a ofensa, alimenta mágoas e quer se vingar.

Analisa seus defeitos e erros para acertar da próxima vez. Fica apontando os erros e defeitos dos outros e não procura corrigir os seus defeitos.

Sabe que o corpo físico e os bens materiais são empréstimos de Deus e procura fazer o bem. Orgulha-se das coisas materiais que possui e deseja ter sempre mais. Não usa os bens que possui para ajudar os outros.

Respeita os seres humanos e a natureza, sentindo-se parte da criação divina. Sabe que é responsável por suas ações, palavras e pensamentos. Considera-se diferente dos demais, privilegiado ou injustiçado. Não percebeu, ainda, que tem o livre-arbítrio, sendo responsável e construtor do seu destino.

Prece de Encerramento

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/