sábado, 21 de janeiro de 2012

Canto de atividades diversificadas

No ano passado iniciei um curso de educação à  distancia e meu tempo para atualizar o blog ficou complicado, mas aos poucos vou postando mais atividades e principalmente as novas aprendizagens com o curso.

Uma das propostas do curso era propor atividades diversificadas então pude refletir em como organizar o tempo didático e o espaço na sala de aula para que as crianças aprendam de forma prazerosa, harmoniosa e criativa , podendo observar e fazer interferências em grupos diversos.
Para o planejamento da aula organizei três agrupamentos de mesas e cadeiras, um para o canto da escrita, um para o jogo feche a caixa e um para artes. Coloquei um tapete e almofadas para o espaço de leitura  e  disponibilizei diferentes portadores escritos .Organizei também em um canto os brinquedos para  a brincadeira de casinha.
Fiz o planejamento da atividade por escrito como na tabela abaixo:

Título da proposta
Número máximo de crianças no canto
O que eu quero que as crianças aprendam
Materiais necessários
ESCRITA DE LISTA DE BRINCADEIRAS

 6 crianças
Ampliar conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.Produzir uma lista, considerando características desse tipo de texto
Letras móveis, papel e lápis para registro
LEITURA

4 crianças
Ajustar o falado ao escrito a partir de textos já memorizados (parlendas, quadrinhas,cantigas)Ler ainda que não convencionalmente lendas e contos de assombração
Livros com lendas e contos , quadrinhas, adivinhas cantigas, parlendas.. lidos pela professora durante a semana.
JOGO FECHE A CAIXA COM REGISTRO

6 crianças
Somar os pontos do dado e associar ao numero Criar estratégias para calcular mentalmente Registrar o vencedor de cada partida
Carteiras e cadeiras agrupadas  e tabuleiro para o jogo com dados, lápis e papel para registro.
CRIANDO UM CARTÃO PARA O PAPAI

6 crianças
Expressar sentimentos e criar produções artísticas
Papel colorido, lápis , canetinhas, cola, tesoura
FAZ DE CONTA

5 crianças
Apropriar-se de conhecimentos, valores e práticas sociais  válidos na nossa cultura e desenvolver a afetividade.
Brinquedos de casinha: bonecas, fogãozinho, panelinha,etc.

 Apresentei a proposta para as crianças na roda da conversa, expliquei que num determinado momento do dia iríamos organizar a sala,  que eles iriam ficar em pequenos grupos e que poderiam escolher o canto para brincar e quando as cadeiras estivessem ocupadas deveriam escolher outro canto, pois todos teriam a oportunidade de passar por todos os espaços e que a atividade aconteceria durante toda semana. Falei sobre a organização da sala e que precisaria da ajuda deles para voltar as mesas para o lugar.
Fiquei surpresa com os resultados. As crianças foram ocupando os cantos de maneira organizada e brincaram alegremente.
As crianças que ficaram no canto da escrita fizeram uma lista de brincadeiras com letras móveis, discutiam  quais letra utilizar segunda suas hipóteses.
No cantinho de matemática, jogaram o jogo feche a caixa que já conheciam, mas foi o grupo que mais pediu minha ajuda  para contar os pontos e registrar.
Pude observar que uma aluna extremamente tímida que sempre ficava sozinha e não brincava, apesar das colegas chamarem para as brincadeiras, escolheu um cantinho e brincou alegremente no cantinho da matemática, da escrita e no dia da leitura, lendo para os amigos num momento de autonomia.
Fiquei em dúvida quanto ao horário para realizar as atividades e experimentei durante a semana. Percebi que no início da aula  é melhor para organizar a sala antes das crianças retirarem seus materiais da mochila,após o brincar nos cantinhos as crianças ficaram mais interessadas em realizar as atividades do dia.
Uma das vantagens que percebi foi a diminuição dos conflitos e do barulho na sala de aula, houve uma interação entre as crianças eles conseguiram resolver os problemas, conversando, negociando, exercendo autonomia, necessitando cada vez menos da interferência de um adulto e desenvolveram atitudes de cooperação e solidariedade.Outra vantagem dessa organização foi que tive condições de acompanhar e intervir em pequenos grupos de cada vez.
O planejamento por escrito e visualmente foi muito bom pois pude  pensar nas atividades , quais objetivos alcançar, nos materiais necessários para cada canto, na quantidade de crianças e nos níveis de desafios apresentados aos alunos e facilitou muito a organização da atividade.


OUTRA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE UMA ROTINA ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA UMA SEMANA

Número total de crianças
29 alunos
Horário
Cada professora vai adequar o horário dentro de sua rotina.
Descrição de organização do espaço físico (agrupamento de mesas, espaços)
Organizar três agrupamentos de mesas e cadeiras: um para o canto  de monta monta, um para o jogo de percurso e outro para o jogo da memória
Organizar brinquedos para a brincadeira de escolinha
Organizar brinquedos para a brincadeira de restaurante



Cantos
Título da proposta
Número  de crianças no canto
O que eu quero que as crianças aprendam
Materiais necessários
JOGO DO MONTA-MONTA
6 crianças
Montar objetos (brinquedos) usando a criatividade e autonomia
Jogo de monta monta, 6 mesas e cadeiras agrupadas.
JOGO DE TORRINHA

6 crianças
Seguir o percurso do jogo, obedecendo as regras e caminhando de acordo com os pontos do dado.
Jogo de torrinha, 8 carteiras e cadeiras,, dados e pinos para movimentar.
JOGO DE MEMÓRIA

6 crianças
Observar e gravar as peças do jogo para descobrir seus pares
Jogo de memória, 6 carteiras e 6 cadeiras
JOGO SIMBOLICO RESTAURANTE

6 crianças
Representar situações de suas relações sociais expressando sua idéias e sentimentos
Fogãozinho, panelinha,Massinha de modelar, Pratinhos, copinhos
JOGO SIMBÓLICO ESCOLINHA
5 crianças
Apropriar-se de conhecimentos, valores e práticas sociais validos na nossa cultura.
espaço na lousa para a “professora mirim”, lápis, papel, folhinhas de atividades que já realizaram e que sobraram

Matriz de Referencia para Cantos de atividades diversificados – Organizada pela professora Denise Tonello