sábado, 8 de agosto de 2009

Projeto – Livro de brincadeiras

Objetivo compartilhado com os alunos (produto final) Criar um livro de brincadeiras e Finalizar o projeto com uma manhã de brincadeiras em que os alunos ensinam as brincadeiras do livro e brincam com alunos de outras classes.

Justificativas

A confecção de um livro de brincadeiras possibilita às crianças colocarem
Em jogo seus conhecimentos sobre a língua escrita, usando-os como instrumento para aprender novas brincadeiras, registrar e ensiná-las a outras pessoas.

O que se espera que os alunos aprendam

Ampliar o repertório de brincadeiras.
Apropriar-se, mediante o uso, das características de um texto instrucional.
Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto.
Revisar textos.
Fazer ilustrações considerando a complementaridade com texto escrito.
Escrever considerando a diagramação desse tipo de texto.
Aprender procedimentos de consulta a livros instrucionais.
Utilizar procedimentos de revisão e reescrita de textos.
Desenvolver atitudes cooperativas.
Desenvolver atitudes de respeito para com os colegas.
Escutar os colegas.
Opinar nas questões do grupo favorecendo o entendimento.


O que o professor deve garantir no decorrer do projeto

1. Levar para classe livros instrucionais (especialmente de regras de jogos) a fim de que os alunos consultem-nos sempre que preciso.
2. Possibilitar que os alunos exerçam diferentes funções em todas as tarefas e brincadeiras
3. Possibilitar que os alunos procurem soluções para os conflitos durante as brincadeiras.
4. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando que sejam colocadas em prática.
5. Promover momentos de escrita coletiva das regras das brincadeiras escolhidas.
6. Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o texto especifico, sua diagramação e função da ilustração.
7. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais.
8. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.

desenvolvimento do projeto

Resgatar a memória do brinquedo é uma forma de ampliar o universo cultural e lúdico das crianças e de promover um diálogo com as diversas gerações pais, avós, tios, que tem sempre uma história para contar.
O contato das crianças com a diversidade de brinquedos e brincadeiras possibilita a realização de atividades em que a criança possa apropriar-se do sistema de escrita da língua portuguesa, e os diversos tipos de textos presente na sociedade.
Iniciei o projeto combinando com os alunos a confecção de um livro de brincadeiras que será doado para a biblioteca da escola e a realização de uma manhã de brincadeiras onde eles participaram ensinando as brincadeiras aos alunos de 1ª e 2ª séries.
As crianças ficaram entusiasmadas pois poderiam vivenciar as brincadeiras na escola.
Os alunos escreveram uma lista de brincadeiras conhecidas e leram para o grupo. Fizemos num cartaz uma lista comum com todas as brincadeiras preferidas.
Elaboramos um roteiro de entrevista para pesquisar junto as pais e familiares as brincadeiras de seu tempo de infância. Essa pesquisa continha perguntas como: “Que brincadeiras fizeram parte da sua infância” ? “ Com quem você aprendia as brincadeiras” ? “ Como era essa brincadeira? “ “ Qual era o seu brinquedo preferido? “Você criava seus próprios brinquedos? “Quais eram e como criava? “
Com a pesquisa junto aos pais a questão das brincadeiras folclóricas foi resgatada, através do relato dos pais os alunos trouxeram para a sala de aula algumas brincadeiras que já haviam sido esquecidas.
Fizeram outra lista com as brincadeiras folclóricas. Fizeram tabelas e gráficos para representar as preferências das brincadeiras da sala.
A etapa seguinte foi a apresentação de livros de jogos de regras para os grupos para que eles aprendessem os procedimentos de consulta a livros instrucionais. Li para os alunos varias regras de brincadeiras e eles escolheram uma que não conheciam para brincar. Fomos até o pátio e realizamos a brincadeira, na volta à sala de aula o desafio foi escrever as regras da brincadeira que vai compor o livro.
Num outro dia apresentei a brincadeira pular corda para escreverem os versinhos que acompanham a brincadeira. A atividade foi realizada em dupla respeitando-se os saberes próximos.
As crianças escreveram várias regras de brincadeiras, pois esta atividade permite que a criança trabalhe com o que ela já sabe sobre o tema e sobre a linguagem. Mostra aos alunos que há momentos certos para falar e para ouvir; para ler e escrever. Os diferentes tipos de registros que ocorrem durante a atividade, mostra como a linguagem escrita é capaz de organizar as informações dependendo da situação.
Selecionei algumas brincadeiras pesquisadas para na lousa,junto com as crianças elaborar as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas.dessa forma mostrei aos alunos um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção
As crianças escreveram também as cantigas que acompanham algumas brincadeiras.
Apresentei oralmente as instruções para a construção de brinquedos. Os alunos construíram s brinquedos peteca e bilboquê. Logo em seguida foi a vez da escrita das instruções. Algumas crianças disseram que estavam escrevendo a receita de como fazer o brinquedo, que era parecida com a receita de bolo.
Organizei uma coletânea de poesias para que as crianças pudessem entrar em contato com o texto poético e comparar as diferentes linguagens. A linguagem utilizada no poema tem a intenção de comover, fazer sonhar, mexer com a imaginação, enquanto nos textos instrucionais a linguagem é objetiva pois sua função é ensinar alguém fazer algo.
Em outro momento fiz a leitura compartilhada de um texto informativo da vida do pintor Candido Portinari. Apresentei o quadro Meninos com pipa para mostrar outra linguagem como elemento de estudo. Fizeram então a reprodução do quadro.
Os textos construídos pelos alunos foram digitados e ilustrados para compor o livro de brincadeiras.
Para finalizar o projeto reunimos os alunos da 2ª b, 3ªs A e C e 4ª G para a manhã de brincadeiras.
Cada turma apresentou as suas brincadeiras para ensinar os colegas das outras turmas e poderem colocar em jogo o aprendizado adquirido no decorrer do projeto.
Os alunos se envolveram muito , mostraram autonomia e conhecimento quanto as regras e o respeito com os colegas que estavam aprendendo a brincadeira .
Com este projeto as crianças puderam avançar em seus conhecimentos sobre a linguagem escrita, foi uma atividade envolvente, pois as brincadeiras favorecem um ambiente descontraído e prazeroso para as crianças.






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