domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto supermercado

Título do projeto:  Brincando de mercadinho
Área(s) do Conhecimento:  Língua Portuguesa e matemática
Tempo previsto: 3  semanas
Série: 1º ano do Ensino Fundamental

Justificativa:
Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança. É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras e  procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança.
Ao desenvolver a atividade lúdica a criança não só manipula objetos ou ferramentas, estabelece contato com outras crianças e se envolve afetivamente, ela também amplia seus significados.
Trabalhar com a oralidade desenvolve as habilidades lingüísticas de falar e escutar, expressando o respeito pelo interlocutor, observando  também a argumentação, de seu encadeamento e desenvolvimento de idéias, além de ser valioso instrumento interdisciplinar.
Se as crianças forem encorajadas a se comunicar matematicamente com seus colegas ou com o professor elas terão oportunidade para explorar, organizar e conectar seus pensamentos, fazendo com que se apropriem de novos conhecimentos e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.
Neste contexto considera-se que brincando a criança poderá desenvolver a  oralidade matemática possibilitando a elas terem mais confiança em si mesmas, sentirem-se mais acolhidas e sem medo de se exporem publicamente


Conteúdos:
Linguagem Oral
Bilhete
Listas
Campo aditivo
Sistema Monetário: Equivalência, sobrecontagem, memorização de alguns resultados, cálculo do troco
Classificação de alguns objetos, quantidades, seqüencia e resolução de problemas
Relatórios: oral e por escrito.

Materiais necessários:
Embalagens vazias;
Calculadora;
Material para anotação
Cédulas e moedas fantasia
Folhetos de ofertas dos supermercados
·
Bibliografia:
Orientações Curriculares do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental de Nove Anos:
Língua Portuguesa.
Material elaborado pela oficina pedagógica – Equipe do ciclo 1 matemática- Helena e Inês - Diretoria de Ensino – 
Revista Nova Escola

ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

1.Confecção de bilhete coletivo aos pais solicitando o envio de embalagens;

2.Realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos;

3. Discutir a organização e disposição de produtos em um supermercado;

4.Organizar e separar  as embalagens em caixas ou prateleiras;

5.elaboração das etiquetas nas diferentes seções existentes no supermercado , podendo pesquisar nos folhetos (Atividade de Leitura e Escrita); Fazer listas de compras

6.Levantamento dos preços (estimativas e aproximações); Organizar tabelas de preços.

7.Etiquetar os produtos com os preços;


8.Definição dos papeis (Caixa e  compradores) ;

9. Distribuir cédulas e moedas variadas para a compra e para os caixas;

10.Dia da brincadeira com simulação de compra e venda com dinheiro simbólico, realizando as operações matemáticas das compras;

11.Socialização dos resultados da brincadeira, comentários e relato oral do que aprendeu com a brincadeira.

Produto final:
Dia da brincadeira com relatório  oral e posteriormente escrito.



O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
v     Expressar e justificar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.
v     Respeitar as diferenças e a diversidade de opiniões.
v     Comunicar-se no cotidiano.
v     Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
v     Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, respeitando opiniões.
v     Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas, de acordo com   suas hipóteses.
v     Refletir acerca das regularidades do sistema monetário.
v     Saber ouvir as explicações de seus colegas, respeitando as diferentes soluções encontradas.
v     Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultado e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre elas  e diferentes representações matemáticas.


6 comentários:

  1. Carminha, amei esse projeto e estou levando parao meu blog, mas claro dando os créditos a vc.
    Amei seu blog e agora sou sua seguidora.Estou levando seu link comigo e te ofereço o selinho de aprovação ,vc merece!
    Aguardo uma visitinha com carinho. mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Oii querida!
    Passei pra fazer uma visitinha e ja estou seguindo seu blog!
    Te convido a conhecer o meu!
    E estou fazendo uma super promoção até o dia 19 desta semana, Kit Template Completo por R$20,00. Que tal mudar a carinha do seu blog?
    Beijos, e espero sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda!!! Seu cantinho é maravilhoso!!! Já estou te seguindo e espero sua visitinha!!! Tá rolando um um sorteio de férias por lá e sinta - se convidada a participar!!! Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga que saudade. Estou tentando começar um ano com cara nova mais estou aprendendo um pouco em mexer no layout. cansei da rosa. Agora estou nas nuvens com os meus anjinhos que amo de paixão, são fofinhos. Um feliz 2012 e espero mais contato neste novo ano.

    ResponderExcluir
  5. Oi minha flor!!! Vim retribuir a sua visita e te dizer que adoro muito quando vc vem me visitar.
    Gostei desse projeto é super legal! Parabéns!
    Beijos e um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada por partilhar suas ideias.


    Prof;ª Neusa

    ResponderExcluir