No ano passado iniciei um curso de educação à distancia e meu tempo para atualizar o blog ficou complicado, mas aos poucos vou postando mais atividades e principalmente as novas aprendizagens com o curso.
Uma das propostas do curso era propor atividades diversificadas então pude refletir em como organizar o tempo didático e o espaço na sala de aula para que as crianças aprendam de forma prazerosa, harmoniosa e criativa , podendo observar e fazer interferências em grupos diversos.
Para o planejamento da aula organizei três agrupamentos de mesas e cadeiras, um para o canto da escrita, um para o jogo feche a caixa e um para artes. Coloquei um tapete e almofadas para o espaço de leitura e disponibilizei diferentes portadores escritos .Organizei também em um canto os brinquedos para a brincadeira de casinha.
Fiz o planejamento da atividade por escrito como na tabela abaixo:
Título da proposta | Número máximo de crianças no canto | O que eu quero que as crianças aprendam | Materiais necessários |
ESCRITA DE LISTA DE BRINCADEIRAS | 6 crianças | Ampliar conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.Produzir uma lista, considerando características desse tipo de texto | Letras móveis, papel e lápis para registro |
LEITURA | 4 crianças | Ajustar o falado ao escrito a partir de textos já memorizados (parlendas, quadrinhas,cantigas)Ler ainda que não convencionalmente lendas e contos de assombração | Livros com lendas e contos , quadrinhas, adivinhas cantigas, parlendas.. lidos pela professora durante a semana. |
JOGO FECHE A CAIXA COM REGISTRO | 6 crianças | Somar os pontos do dado e associar ao numero Criar estratégias para calcular mentalmente Registrar o vencedor de cada partida | Carteiras e cadeiras agrupadas e tabuleiro para o jogo com dados, lápis e papel para registro. |
CRIANDO UM CARTÃO PARA O PAPAI | 6 crianças | Expressar sentimentos e criar produções artísticas | Papel colorido, lápis , canetinhas, cola, tesoura |
FAZ DE CONTA | 5 crianças | Apropriar-se de conhecimentos, valores e práticas sociais válidos na nossa cultura e desenvolver a afetividade. | Brinquedos de casinha: bonecas, fogãozinho, panelinha,etc. |
Apresentei a proposta para as crianças na roda da conversa, expliquei que num determinado momento do dia iríamos organizar a sala, que eles iriam ficar em pequenos grupos e que poderiam escolher o canto para brincar e quando as cadeiras estivessem ocupadas deveriam escolher outro canto, pois todos teriam a oportunidade de passar por todos os espaços e que a atividade aconteceria durante toda semana. Falei sobre a organização da sala e que precisaria da ajuda deles para voltar as mesas para o lugar.
Fiquei surpresa com os resultados. As crianças foram ocupando os cantos de maneira organizada e brincaram alegremente.
As crianças que ficaram no canto da escrita fizeram uma lista de brincadeiras com letras móveis, discutiam quais letra utilizar segunda suas hipóteses.
No cantinho de matemática, jogaram o jogo feche a caixa que já conheciam, mas foi o grupo que mais pediu minha ajuda para contar os pontos e registrar.
Pude observar que uma aluna extremamente tímida que sempre ficava sozinha e não brincava, apesar das colegas chamarem para as brincadeiras, escolheu um cantinho e brincou alegremente no cantinho da matemática, da escrita e no dia da leitura, lendo para os amigos num momento de autonomia.
Fiquei em dúvida quanto ao horário para realizar as atividades e experimentei durante a semana. Percebi que no início da aula é melhor para organizar a sala antes das crianças retirarem seus materiais da mochila,após o brincar nos cantinhos as crianças ficaram mais interessadas em realizar as atividades do dia.
Uma das vantagens que percebi foi a diminuição dos conflitos e do barulho na sala de aula, houve uma interação entre as crianças eles conseguiram resolver os problemas, conversando, negociando, exercendo autonomia, necessitando cada vez menos da interferência de um adulto e desenvolveram atitudes de cooperação e solidariedade.Outra vantagem dessa organização foi que tive condições de acompanhar e intervir em pequenos grupos de cada vez.
O planejamento por escrito e visualmente foi muito bom pois pude pensar nas atividades , quais objetivos alcançar, nos materiais necessários para cada canto, na quantidade de crianças e nos níveis de desafios apresentados aos alunos e facilitou muito a organização da atividade.
OUTRA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE UMA ROTINA ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA UMA SEMANA
OUTRA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE UMA ROTINA ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA UMA SEMANA
Número total de crianças | 29 alunos | |||
Horário | Cada professora vai adequar o horário dentro de sua rotina. | |||
Descrição de organização do espaço físico (agrupamento de mesas, espaços) | Organizar três agrupamentos de mesas e cadeiras: um para o canto de monta monta, um para o jogo de percurso e outro para o jogo da memória Organizar brinquedos para a brincadeira de escolinha Organizar brinquedos para a brincadeira de restaurante | |||
Cantos | Título da proposta | Número de crianças no canto | O que eu quero que as crianças aprendam | Materiais necessários |
JOGO DO MONTA-MONTA | 6 crianças | Montar objetos (brinquedos) usando a criatividade e autonomia | Jogo de monta monta, 6 mesas e cadeiras agrupadas. | |
JOGO DE TORRINHA | 6 crianças | Seguir o percurso do jogo, obedecendo as regras e caminhando de acordo com os pontos do dado. | Jogo de torrinha, 8 carteiras e cadeiras,, dados e pinos para movimentar. | |
JOGO DE MEMÓRIA | 6 crianças | Observar e gravar as peças do jogo para descobrir seus pares | Jogo de memória, 6 carteiras e 6 cadeiras | |
JOGO SIMBOLICO RESTAURANTE | 6 crianças | Representar situações de suas relações sociais expressando sua idéias e sentimentos | Fogãozinho, panelinha,Massinha de modelar, Pratinhos, copinhos | |
JOGO SIMBÓLICO ESCOLINHA | 5 crianças | Apropriar-se de conhecimentos, valores e práticas sociais validos na nossa cultura. | espaço na lousa para a “professora mirim”, lápis, papel, folhinhas de atividades que já realizaram e que sobraram |
Matriz de Referencia para Cantos de atividades diversificados – Organizada pela professora Denise Tonello
Oi Amiga! Vim desejar uma semana bem feliz e animada para o carnaval.
ResponderExcluir