No ano passado iniciei um curso de educação à distancia e meu tempo para atualizar o blog ficou complicado, mas aos poucos vou postando mais atividades e principalmente as novas aprendizagens com o curso.
Uma das propostas do curso era propor atividades diversificadas então pude refletir em como organizar o tempo didático e o espaço na sala de aula para que as crianças aprendam de forma prazerosa, harmoniosa e criativa , podendo observar e fazer interferências em grupos diversos.
Para o planejamento da aula organizei três agrupamentos de mesas e cadeiras, um para o canto da escrita, um para o jogo feche a caixa e um para artes. Coloquei um tapete e almofadas para o espaço de leitura e disponibilizei diferentes portadores escritos .Organizei também em um canto os brinquedos para a brincadeira de casinha.
Fiz o planejamento da atividade por escrito como na tabela abaixo:
Título da proposta | Número máximo de crianças no canto | O que eu quero que as crianças aprendam | Materiais necessários |
ESCRITA DE LISTA DE BRINCADEIRAS | 6 crianças | Ampliar conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.Produzir uma lista, considerando características desse tipo de texto | Letras móveis, papel e lápis para registro |
LEITURA | 4 crianças | Ajustar o falado ao escrito a partir de textos já memorizados (parlendas, quadrinhas,cantigas)Ler ainda que não convencionalmente lendas e contos de assombração | Livros com lendas e contos , quadrinhas, adivinhas cantigas, parlendas.. lidos pela professora durante a semana. |
JOGO FECHE A CAIXA COM REGISTRO | 6 crianças | Somar os pontos do dado e associar ao numero Criar estratégias para calcular mentalmente Registrar o vencedor de cada partida | Carteiras e cadeiras agrupadas e tabuleiro para o jogo com dados, lápis e papel para registro. |
CRIANDO UM CARTÃO PARA O PAPAI | 6 crianças | Expressar sentimentos e criar produções artísticas | Papel colorido, lápis , canetinhas, cola, tesoura |
FAZ DE CONTA | 5 crianças | Apropriar-se de conhecimentos, valores e práticas sociais válidos na nossa cultura e desenvolver a afetividade. | Brinquedos de casinha: bonecas, fogãozinho, panelinha,etc. |
Apresentei a proposta para as crianças na roda da conversa, expliquei que num determinado momento do dia iríamos organizar a sala, que eles iriam ficar em pequenos grupos e que poderiam escolher o canto para brincar e quando as cadeiras estivessem ocupadas deveriam escolher outro canto, pois todos teriam a oportunidade de passar por todos os espaços e que a atividade aconteceria durante toda semana. Falei sobre a organização da sala e que precisaria da ajuda deles para voltar as mesas para o lugar.
Fiquei surpresa com os resultados. As crianças foram ocupando os cantos de maneira organizada e brincaram alegremente.
As crianças que ficaram no canto da escrita fizeram uma lista de brincadeiras com letras móveis, discutiam quais letra utilizar segunda suas hipóteses.
No cantinho de matemática, jogaram o jogo feche a caixa que já conheciam, mas foi o grupo que mais pediu minha ajuda para contar os pontos e registrar.
Pude observar que uma aluna extremamente tímida que sempre ficava sozinha e não brincava, apesar das colegas chamarem para as brincadeiras, escolheu um cantinho e brincou alegremente no cantinho da matemática, da escrita e no dia da leitura, lendo para os amigos num momento de autonomia.
Fiquei em dúvida quanto ao horário para realizar as atividades e experimentei durante a semana. Percebi que no início da aula é melhor para organizar a sala antes das crianças retirarem seus materiais da mochila,após o brincar nos cantinhos as crianças ficaram mais interessadas em realizar as atividades do dia.
Uma das vantagens que percebi foi a diminuição dos conflitos e do barulho na sala de aula, houve uma interação entre as crianças eles conseguiram resolver os problemas, conversando, negociando, exercendo autonomia, necessitando cada vez menos da interferência de um adulto e desenvolveram atitudes de cooperação e solidariedade.Outra vantagem dessa organização foi que tive condições de acompanhar e intervir em pequenos grupos de cada vez.
O planejamento por escrito e visualmente foi muito bom pois pude pensar nas atividades , quais objetivos alcançar, nos materiais necessários para cada canto, na quantidade de crianças e nos níveis de desafios apresentados aos alunos e facilitou muito a organização da atividade.
OUTRA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE UMA ROTINA ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA UMA SEMANA
OUTRA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE UMA ROTINA ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA UMA SEMANA
| Número total de crianças | 29 alunos | |||
| Horário | Cada professora vai adequar o horário dentro de sua rotina. | |||
| Descrição de organização do espaço físico (agrupamento de mesas, espaços) | Organizar três agrupamentos de mesas e cadeiras: um para o canto de monta monta, um para o jogo de percurso e outro para o jogo da memória Organizar brinquedos para a brincadeira de escolinha Organizar brinquedos para a brincadeira de restaurante | |||
| Cantos | Título da proposta | Número de crianças no canto | O que eu quero que as crianças aprendam | Materiais necessários |
| JOGO DO MONTA-MONTA | 6 crianças | Montar objetos (brinquedos) usando a criatividade e autonomia | Jogo de monta monta, 6 mesas e cadeiras agrupadas. | |
| JOGO DE TORRINHA | 6 crianças | Seguir o percurso do jogo, obedecendo as regras e caminhando de acordo com os pontos do dado. | Jogo de torrinha, 8 carteiras e cadeiras,, dados e pinos para movimentar. | |
| JOGO DE MEMÓRIA | 6 crianças | Observar e gravar as peças do jogo para descobrir seus pares | Jogo de memória, 6 carteiras e 6 cadeiras | |
| JOGO SIMBOLICO RESTAURANTE | 6 crianças | Representar situações de suas relações sociais expressando sua idéias e sentimentos | Fogãozinho, panelinha,Massinha de modelar, Pratinhos, copinhos | |
| JOGO SIMBÓLICO ESCOLINHA | 5 crianças | Apropriar-se de conhecimentos, valores e práticas sociais validos na nossa cultura. | espaço na lousa para a “professora mirim”, lápis, papel, folhinhas de atividades que já realizaram e que sobraram | |
Matriz de Referencia para Cantos de atividades diversificados – Organizada pela professora Denise Tonello
Nenhum comentário:
Postar um comentário